miércoles, 3 de agosto de 2011

Colombiando

Ontem, depois de pouco mais de 12 horas de viagem, cheguei a Bogotá por volta das 17h. É uma cidade muito bonita, e em muitos aspectos mais desenvolvida que o Brasil. Por exemplo, um número de telefone é do país, não é de uma cidade específica. Se eu compro um chip de celular em Bogotá, posso usá-lo em Manizales, e ligar para outras pessoas de outras cidades, mas a ligação será local, e não interurbana.
Aqui os estudantes não pagam meia entrada. Mas também, não precisa. O cinema custa R$5,00.
Outra coisa diferente é a moeda: mil pesos colombianos equivalem a R$1,00.



A comida aqui é muito barata. O sistema é sempre "a la carte". Você pede um prato e tem direito à bebida e sobremesa.
Os alimentos são muito parecidos com os que usamos no Brasil: arroz, feijão, milho, linguiça ... tem até torresmo!!!
Ontem jantei um sopa de Ajiaco, que é feita de batata criolla, peito de frango, milho cozido e se adiciona creme de leite, ají (que é um tempero picante), alcaparras e chimichurry. Além disso, vem acompanhado de arroz, abacate e arepa (típica da Colômbia, feita de milho).

A cidade é plana. Não tem muitos morros. Só alguns. Os que vi estão na região da Candelaria, onde fica o albergue onde estou hospedada. Os principais pontos turísticos estão concentrados nessa região, e está sempre cheia de turistas.

Durante o dia faz calor, e depois das quatro horas da tarde começa o friozinho, até que à noite esfria muito!!! Ah, e aqui são 2 horas a menos que no Brasil. Pelo menos enquanto não é horário de verão.


Hoje visitei o museu
de Fernando Botero. Há muito tempo estudei algumas coisas sobre ele nas aulas de
espanhol. S
uas obras são muito bonitas!!! Estava ansiosa para ver o quadro da Monalisa, que despensa qualquer comentário! Também fui ao Museu do Oro que é muito bonito. Fiquei impressionada com a tecnologia que há no museu e com a quantidade de objetos expostos, todos bem conservados. São peças de ouro, prata e bronze usadas pelos indígenas antes da chegada de Colombo à América. Na lojinha vendem réplicas de quase todas as peças expostas. São lindas!

Saludos!

2 comentarios:

  1. Uau! Bacana demais!
    Iria adorar esse museu!
    E que tanto de comida!!! Vai passar bem!!!

    Beijão

    ResponderEliminar
  2. Eu imaginava que a Colômbia era pior do que os bairros pobres de Belo Horizonte e estou percebendo que ela é melhor do que os nossos bairros ricos... temos que deixar o orgulho um pouco de lado e reconhecer que não somos os melhores da América. Um beijão!!!

    ResponderEliminar